SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24DEL DIARIO FORMATIVO A LA SISTEMATIZACIÓN DE LA EXPERIENCIA: EL PROCESO DE (AUTO)FORMACIÓN DE LOS DOCENTES DE CIENCIASCAMINOS PARA LA REESTRUCTURACIÓN DE LA SUPERVISIÓN DE LAS PRÁCTICAS CURRICULARES: PROPUESTA DE UN MODELO TEÓRICO-PRÁCTICO PARA BASAR EL DESEMPEÑO DE LOS PROFESORES SUPERVISORES DE CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, ESTEVES FERNANDES DE  y  LIMA, MARIA CONSUELO ALVES. CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE EM DISCURSOS DA ESTRUTURA CURRICULAR E DE DOCENTES DE UMA LICENCIATURA EM FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e35921.  Epub 12-Mayo-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021240113.

Este estudo analisa possíveis mobilizações do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Amazonas para inserir discussões sobre a ciência e a tecnologia no processo de formação inicial do professor. O corpus da pesquisa é constituído de ementas de disciplinas e de discursos de docentes da Instituição. A análise se fundamenta em pressupostos da abordagem ciência-tecnologia-sociedade e em princípios da análise de discurso francesa. Constatou-se que as disciplinas analisadas dispõem de espaços propícios para a discussão sobre a ciência e a tecnologia, embora não exista um direcionamento específico. As respostas ao questionário aplicado reforçam o entendimento sobre a necessidade de uma formação discente que contemple essas abordagens para auxiliar o futuro docente, quando no exercício da profissão, a contribuir com conhecimentos com os quais o cidadão possa se posicionar sobre a ciência e a tecnologia e em decisões da sociedade.

Palabras clave : Ciência e Tecnologia; Formação Inicial de Professor; Análise de Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )