SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE EM DISCURSOS DA ESTRUTURA CURRICULAR E DE DOCENTES DE UMA LICENCIATURA EM FÍSICAUM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS PRESENTES NAS DISCIPLINAS DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE FÍSICOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS DO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

LUZ, ANGÉLICA RAMOS DA  e  BEGO, AMADEU MOURA. CAMINHOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS CURRICULARES: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO-PRÁTICO PARA FUNDAMENTAR A ATUAÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e36868.  Epub 24-Maio-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021240111.

Este trabalho teórico-bibliográfico tem como objetivo investigar o papel e as características dos professores supervisores de estágio (PrS) no cenário nacional e internacional. Os resultados apontam que o papel e as atribuições dos PrS seguem indefinidas, apresentando fragilidades como a ausência de uma legislação específica que defina carga horária, remuneração, atribuições, condições de trabalho e outros. Para além de fatores externos a ações dos PrS, há também problemas na interação entre as IES, as escolas-campo e os professores universitários. Considerando essas limitações no processo de supervisão de professores de ciências, propõe-se um modelo teórico dividido em duas dimensões: condições objetivas para a atividade de supervisão; perfil e atribuições do professor supervisor de estágio. A finalidade do modelo está pautada em orientar novos debates e sustentar os discursos para a proposição de uma política pública educacional específica para a figura do PrS no âmbito da formação inicial de professores de ciências.

Palavras-chave : Formação de professores; Relação universidade-escola; Políticas públicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )