SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24CAMINHOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS CURRICULARES: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO-PRÁTICO PARA FUNDAMENTAR A ATUAÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES DE CIÊNCIASESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

IACHEL, Gustavo; CONTI, Luciano  e  PIRATELO, Marcus Vinícius Martinez. UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS PRESENTES NAS DISCIPLINAS DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE FÍSICOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS DO BRASIL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e36642.  Epub 06-Jun-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240114.

A investigação desenvolvida objetivou: analisar os conteúdos abordados pelas disciplinas de astronomia em universidades públicas do país, ora separado por esfera federal ou estadual, ora comparativamente, no intuito de se compreender quais os temas mais abordados dentro destas disciplinas; apresentar argumentos sobre como a forma em que são apresentados os conteúdos de uma ementa podem prejudicar o trabalho docente, se estes não forem claros e/ou objetivos; traçar estratégias para a escrita de ementas que contribuam com o trabalho de planejamento docente; estruturar uma possível lista de conteúdos para uma disciplina de Introdução à Astronomia. De caráter qualitativo, a pesquisa considerou a Análise de Conteúdo como técnica inspiradora para as análises realizadas. Com base nos resultados obtidos, pudemos identificar os conteúdos mais comuns dentro das disciplinas de astronomia, constatar a presença de tópicos que apresentam falta de clareza e/ou objetividade e inferir algumas recomendações para a escrita de uma lista de conteúdos de uma disciplina de Introdução à Astronomia.

Palavras-chave : Ensino de astronomia; Conteúdos da Astronomia; Currículo; Análise de Conteúdo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )