SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24UN ESTUDIO SOBRE LOS CONTENIDOS PRESENTES EN LAS DISCIPLINAS DE ASTRONOMÍA EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR PARA FÍSICOS EN UNIVERSIDADES FEDERALES Y ESTATALES DE BRASILTEJIDOS AMBIENTALES: INSPIRACIONES EPISTEMOLÓGICAS Y AXIOLÓGICAS PARA EDUCACIONES INSURGENTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DENARDIN, Luciano; GUIMARAES, Gleny Terezinha Duro  y  HARRES, João Batista Siqueira. ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e35709.  Epub 03-Sep-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240117.

Neste trabalho a epistemologia de Ludwik Fleck é empregada para interpretar a socialização do conhecimento entre cientistas e professores participantes de um curso de curta duração denominado “Escola de Física CERN”. Defende-se que esses dois grupos de sujeitos, cientistas do CERN e professores brasileiros de Física, do Ensino Médio, constituem, segundo a análise da sua interação, um único coletivo de pensamento. Os cientistas estariam no círculo esotérico e os professores no círculo exotérico. As interações entre esses dois círculos ocorrem por meio de circulações intracoletivas de ideias, sendo que os conhecimentos socializados são majoritariamente científicos (e, ademais, não pedagógicos), estando inscritos nas formações discursivas das ciências dos periódicos e dos manuais.

Palabras clave : Ludwik Fleck; Escola de Física CERN; interação professor-cientista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )