SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS PRESENTES NAS DISCIPLINAS DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE FÍSICOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS DO BRASILTECITURAS AMBIENTAIS: INSPIRAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E AXIOLÓGICAS PARA EDUCAÇÕES INSURGENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

DENARDIN, Luciano; GUIMARAES, Gleny Terezinha Duro  e  HARRES, João Batista Siqueira. ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e35709.  Epub 03-Set-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240117.

Neste trabalho a epistemologia de Ludwik Fleck é empregada para interpretar a socialização do conhecimento entre cientistas e professores participantes de um curso de curta duração denominado “Escola de Física CERN”. Defende-se que esses dois grupos de sujeitos, cientistas do CERN e professores brasileiros de Física, do Ensino Médio, constituem, segundo a análise da sua interação, um único coletivo de pensamento. Os cientistas estariam no círculo esotérico e os professores no círculo exotérico. As interações entre esses dois círculos ocorrem por meio de circulações intracoletivas de ideias, sendo que os conhecimentos socializados são majoritariamente científicos (e, ademais, não pedagógicos), estando inscritos nas formações discursivas das ciências dos periódicos e dos manuais.

Palavras-chave : Ludwik Fleck; Escola de Física CERN; interação professor-cientista.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )