SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS: AN ESSAY ON SUBALTERNIZED ALTERITIES IN THE PHYSICAL SCIENCESACCESSIBILITY AND SCIENCE MUSEUMS: YOUNG DEAF PEOPLE VISITING THREE MUSEUMS IN RIO DE JANEIRO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CHEFER, Claudiane  and  OLIVEIRA, André Luis de. ASTROBIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: COSMOVISÕES DE PESQUISADORES E PROFESSORES DA ÁREA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e39005.  Epub Oct 20, 2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240125.

No âmbito de uma dissertação de Mestrado, buscou-se estruturar compreensões sobre a Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil, diante a cosmovisão de pesquisadores e professores que atuam na Educação Básica ou Superior no País. Para tanto, almejou-se pela análise fenomenológica dos discursos individuais e coletivos de seis colaboradores de pesquisa, transcritos e descritos a partir de entrevistas gravadas e escritas, tecer cosmovisões sobre os elementos que estruturam a astrobiologia no contexto do ensino de ciências brasileiro. Com esses movimentos articulou-se três núcleos de ideias, sendo eles: Potencial para a construção de conhecimentos científicos (NI1); Desafios institucionais, ontológicos e epistemológicos (NI2); Perspectivas e possibilidades no cenário nacional (NI3). Certamente um campo emergente da ciência que demanda uma ótica multidisciplinar apresentaria desafios e obstáculos para ser inserida no ensino de ciências nacional. Entretanto, não se pode negar que já existem possibilidades e potencialidades que podem ser exploradas neste contexto

Keywords : Vida no Universo; Ensino de ciências; Fenomenologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )