SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICASACESSIBILIDADE E MUSEUS DE CIÊNCIAS: VISITAÇÃO DE JOVENS SURDOS A TRÊS MUSEUS DO RIO DE JANEIRO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

CHEFER, Claudiane  e  OLIVEIRA, André Luis de. ASTROBIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: COSMOVISÕES DE PESQUISADORES E PROFESSORES DA ÁREA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e39005.  Epub 20-Out-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240125.

No âmbito de uma dissertação de Mestrado, buscou-se estruturar compreensões sobre a Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil, diante a cosmovisão de pesquisadores e professores que atuam na Educação Básica ou Superior no País. Para tanto, almejou-se pela análise fenomenológica dos discursos individuais e coletivos de seis colaboradores de pesquisa, transcritos e descritos a partir de entrevistas gravadas e escritas, tecer cosmovisões sobre os elementos que estruturam a astrobiologia no contexto do ensino de ciências brasileiro. Com esses movimentos articulou-se três núcleos de ideias, sendo eles: Potencial para a construção de conhecimentos científicos (NI1); Desafios institucionais, ontológicos e epistemológicos (NI2); Perspectivas e possibilidades no cenário nacional (NI3). Certamente um campo emergente da ciência que demanda uma ótica multidisciplinar apresentaria desafios e obstáculos para ser inserida no ensino de ciências nacional. Entretanto, não se pode negar que já existem possibilidades e potencialidades que podem ser exploradas neste contexto

Palavras-chave : Vida no Universo; Ensino de ciências; Fenomenologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )