SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ACCESIBILIDAD Y MUSEOS DE CIENCIAS: VISITACIÓN DE JÓVENS SORDOS A TRES MUSEOS DE RIO DE JANEIROPATRONES DE INTERACCIÓN Y MEDIACIÓN EN DOS FOROS EN LÍNEA EN UN CURSO PARA LA FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES DE BIOLOGÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MELO, Viviane Florentino de  y  AMANTES, Amanda. VALIDAÇÃO DE TESTE EM TRÊS CAMADAS PARA MAPEAR PERFIS EPISTEMOLÓGICOS DE DENSIDADE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e38980.  Epub 20-Oct-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240124.

Apresentamos a validação de um teste em três camadas para acessar elementos do perfil epistemológico do conceito de densidade e o design do perfil de 249 estudantes do Ensino Médio e 75 da universidade. A partir da modelagem Rasch, avaliamos as propriedades psicométricas dos testes e investigamos o perfil. Os resultados indicaram: i) bom ajuste do modelo; ii) boa consistência interna; iii) incerteza sobre a dimensionalidade; iv) bom ajuste dos itens; e v) mau ajuste das pessoas. Identificamos que os itens que marcam a iniciação do perfil se referem a um conhecimento pouco articulado. Constatamos que itens do empirismo, que demandam raciocínio lógico mais complexo, têm seu nível de dificuldade semelhante aos da zona do racionalismo tradicional. Esse resultado reforça a necessidade de uma discussão acerca dos instrumentos que são utilizados para acessar o conhecimento dos estudantes, principalmente em termos da sua validade para alcançar esse objetivo.

Palabras clave : Perfil epistemológico de densidade; Validação de instrumento de medida; Modelo Rasch.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )