SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ACESSIBILIDADE E MUSEUS DE CIÊNCIAS: VISITAÇÃO DE JOVENS SURDOS A TRÊS MUSEUS DO RIO DE JANEIROPADRÕES DE INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM DOIS FÓRUNS ONLINE EM UM CURSO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MELO, Viviane Florentino de  e  AMANTES, Amanda. VALIDAÇÃO DE TESTE EM TRÊS CAMADAS PARA MAPEAR PERFIS EPISTEMOLÓGICOS DE DENSIDADE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e38980.  Epub 20-Out-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240124.

Apresentamos a validação de um teste em três camadas para acessar elementos do perfil epistemológico do conceito de densidade e o design do perfil de 249 estudantes do Ensino Médio e 75 da universidade. A partir da modelagem Rasch, avaliamos as propriedades psicométricas dos testes e investigamos o perfil. Os resultados indicaram: i) bom ajuste do modelo; ii) boa consistência interna; iii) incerteza sobre a dimensionalidade; iv) bom ajuste dos itens; e v) mau ajuste das pessoas. Identificamos que os itens que marcam a iniciação do perfil se referem a um conhecimento pouco articulado. Constatamos que itens do empirismo, que demandam raciocínio lógico mais complexo, têm seu nível de dificuldade semelhante aos da zona do racionalismo tradicional. Esse resultado reforça a necessidade de uma discussão acerca dos instrumentos que são utilizados para acessar o conhecimento dos estudantes, principalmente em termos da sua validade para alcançar esse objetivo.

Palavras-chave : Perfil epistemológico de densidade; Validação de instrumento de medida; Modelo Rasch.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )