SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24INTERACTION AND MEDIATION PATTERNS IN TWO ONLINE FORUMS IN A COURSE FOR THE CONTINUING EDUCATION OF BIOLOGY TEACHERSTHE SUBJECTIVE AND THE OPERATIONAL IN SCIENCE LEARNING: AN ARTICULATION BETWEEN TYPES OF LEARNING AND TYPES OF CONTENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ZOMPERO, Andreia de Freitas et al. PRÁCTICAS EPISTÉMICAS EN LOS CURRÍCULOS DE CIENCIAS NATURALES DE PAÍSES DE AMÉRICA LATINA: ESTUDIO ENTRE BRASIL, CHILE Y COLOMBIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e39681.  Epub Nov 20, 2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240131.

Este estudo teve por objetivo identificar e caracterizar as práticas epistêmicas de Produção, Comunicação e Avaliação do conhecimento científico estabelecidas nas propostas curriculares oficiais para o ensino no Brasil, Chile e Colômbia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental. Foram analisados os documentos curriculares vigentes em cada país da área de Ciências da Natureza. Os documentos mostram que há um maior número de práticas epistêmicas associadas à dimensão social da Produção do conhecimento, seguidas da Comunicação e Avaliação do conhecimento. No Brasil, as práticas epistêmicas predominantes são a problematização, a conclusão e o uso da linguagem representacional. No Chile, prevalece o planejamento da pesquisa, articulando observações aos conceitos e apresentando suas próprias ideias. Na Colômbia, predomina o uso da linguagem representacional. Consideramos que as orientações curriculares presentes nos documentos normativos apresentam implicações para a formação dos alunos no que se refere à formação científica.Epistemic practices in the Natural Sciences curricula of Latin American countries: a study between Brazil, Chile, and Colombia

Keywords : Educação científica; conhecimento científico; práticas epistêmicas; documentos curriculares; América Latina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )