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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ZOMPERO, Andreia de Freitas et al. PRÁCTICAS EPISTÉMICAS EN LOS CURRÍCULOS DE CIENCIAS NATURALES DE PAÍSES DE AMÉRICA LATINA: ESTUDIO ENTRE BRASIL, CHILE Y COLOMBIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e39681.  Epub 20-Nov-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240131.

Este estudo teve por objetivo identificar e caracterizar as práticas epistêmicas de Produção, Comunicação e Avaliação do conhecimento científico estabelecidas nas propostas curriculares oficiais para o ensino no Brasil, Chile e Colômbia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental. Foram analisados os documentos curriculares vigentes em cada país da área de Ciências da Natureza. Os documentos mostram que há um maior número de práticas epistêmicas associadas à dimensão social da Produção do conhecimento, seguidas da Comunicação e Avaliação do conhecimento. No Brasil, as práticas epistêmicas predominantes são a problematização, a conclusão e o uso da linguagem representacional. No Chile, prevalece o planejamento da pesquisa, articulando observações aos conceitos e apresentando suas próprias ideias. Na Colômbia, predomina o uso da linguagem representacional. Consideramos que as orientações curriculares presentes nos documentos normativos apresentam implicações para a formação dos alunos no que se refere à formação científica.Epistemic practices in the Natural Sciences curricula of Latin American countries: a study between Brazil, Chile, and Colombia

Palabras clave : Educação científica; conhecimento científico; práticas epistêmicas; documentos curriculares; América Latina.

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