SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24O SUBJETIVO E O OPERACIONAL NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE TIPOS DE APRENDIZAGEM E TIPOS DE CONTEÚDOARTIGO-PARECER - APONTAMENTOS ACERCA DO USO DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. PERSPECTIVAS SOBRE O ARTIGO ORIGINAL “ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MESSEDER NETO, Hélio da Silva  e  ROSA, Júlia Mazinini. ARTIGO PARECER: A DIALÉTICA CONSCIENTE/NÃO-CONSCIENTE NA CONCEPÇÃO DE MUNDO: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS, METODOLÓGICAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e40097.  Epub 05-Jul-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240116.

O debate sobre a concepção de mundo tem ganhado destaque na Pedagogia Histórico-Crítica e entendemos ser pertinente pontuar um aspecto esquecido, mas que deve ser levado em conta em nossas investigações: a dimensão não-consciente. O texto que aqui apresentamos nasceu, a convite dos editores desta revista, de um parecer feito por nós a respeito do artigo que, quando publicado, foi intitulado As teorias pedagógicas e as concepções de mundo dos licenciandos em Ciências e Biologia de Pressato e Campos, (2022). Buscando alertar para os riscos de se estabelecer relações diretas entre a apropriação do conhecimento sistematizado e a formação de uma concepção de mundo coerente, unitária e revolucionária, este artigo traz algumas reflexões sobre os limites e possibilidades da educação escolar na formação da concepção de mundo, assim como considerações sobre questões metodológicas de pesquisas. Concluímos que a dialética consciente/não-consciente na formação e transformação da concepção de mundo torna este um fenômeno complexo e impossível de investigá-lo fora da atividade dos sujeitos. Por esta razão, formar concepções coerentes e unitárias de mundo não depende apenas da escola, mas da criação de formas de sociabilidade que caminhem na contramão da ideologia burguesa.

Palavras-chave : Concepção de mundo; Pedagogia histórico-crítica; Dialética consciente/não-consciente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )