SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ARTICLE-OPINION - NOTES ON THE USE OF LUDWIK FLECK’S EPISTEMOLOGY IN SCIENCE TEACHING RESEARCH. Perspectives on the original article “Cern school of physics: a discourse analysis in the light of Ludwik Fleck’s epistemology”ARTICLE-OPINION - SCIENTIFIC BUILDINGS IN TERRITORIES OF TRADITIONAL PEOPLES: RECIPES FOR SCIENCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Henrique César da. ARTIGO-PARECER - ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e41505.  Epub Oct 20, 2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240129.

Brotamento de um parecer sobre o trabalho de Denardin, Guimarães e Harres (2022), este artigo é um conjunto de notas que esboçam relações entre aspectos da obra filosófica de Fleck sobre os processos de produção, circulação e textualização dos conhecimentos científicos e a formação de professores no campo da Educação com ciências da natureza. Aponto o caráter precursor de sua obra com relação a desdobramentos contemporâneos da filosofia e da história da ciência, bem como dos Science Studies, abordando quatro aspectos: a possibilidade de uma interpretação cultural da noção de estilo de pensamento; a relação entre essa dimensão cultural, uma ontologia e a produção de sujeitos; a inseparabilidade entre produção de conhecimento, linguagem, circulação e diferentes formas textuais; e a dimensão ética (política) de seu pensamento. Concluo, também a título de esboço, apresentando uma possibilidade de situar a agência docente nesses processos e a tensão essencial presente na formação do sujeito-prático-docente, seja inicial, seja continuada.

Keywords : Ético-ontoepistemologia; Ludwik Fleck; Formação de professores; Perspectiva cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )