SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ARTÍCULO DICTAMEN - APUNTES SOBRE EL USO DE LA EPISTEMOLOGÍA DE LUDWIK FLECK EN LAS INVESTIGACIONES EN ENSEÑANZA DE CIENCIAS. Perspectivas sobre el artículo original “Escuela de Física CERN: un análisis del discurso desde el punto de vista de la epistemología de Ludwik Fleck”ARTÍCULO DICTAMEN - INSTALACIONES CIENTÍFICAS EN TERRITORIOS DE PUEBLOS TRADICIONALES: RECETAS PARA LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVA, Henrique César da. ARTIGO-PARECER - ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e41505.  Epub 20-Oct-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240129.

Brotamento de um parecer sobre o trabalho de Denardin, Guimarães e Harres (2022), este artigo é um conjunto de notas que esboçam relações entre aspectos da obra filosófica de Fleck sobre os processos de produção, circulação e textualização dos conhecimentos científicos e a formação de professores no campo da Educação com ciências da natureza. Aponto o caráter precursor de sua obra com relação a desdobramentos contemporâneos da filosofia e da história da ciência, bem como dos Science Studies, abordando quatro aspectos: a possibilidade de uma interpretação cultural da noção de estilo de pensamento; a relação entre essa dimensão cultural, uma ontologia e a produção de sujeitos; a inseparabilidade entre produção de conhecimento, linguagem, circulação e diferentes formas textuais; e a dimensão ética (política) de seu pensamento. Concluo, também a título de esboço, apresentando uma possibilidade de situar a agência docente nesses processos e a tensão essencial presente na formação do sujeito-prático-docente, seja inicial, seja continuada.

Palabras clave : Ético-ontoepistemologia; Ludwik Fleck; Formação de professores; Perspectiva cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )