SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ARTICLE-OPINION - CERN SCHOOL OF PHYSICS: A DISCOURSE ANALYSIS IN THE LIGHT OF LUDWIK FLECK’S EPISTEMOLOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MACHADO, Vitor Fabrício. ARTIGO-PARECER - INSTALAÇÕES CIENTÍFICAS EM TERRITÓRIOS DE POVOS TRADICIONAIS: RECEITAS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e41268.  Epub Oct 20, 2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240127.

Este texto dialoga, complementa e traz forma prática para a educação científica com o artigo de Alan Alves-Brito e Kaleb Alho (2022) chamado Educação para as relações étnico-raciais: um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas. A forma pela qual o faço, busca implementar princípios e ações decoloniais na investigação e no ensino de ciências. Imaginação, prática, experiência e docência são elementos articulados para propor uma receita de sala de aula constitutiva de epistemes contra hegemônicas. Tal proposta contém abordagem CTSA, metodologia dos três momentos pedagógicos e estratégia didática do debate simulado. Com tal reflexão, fruto de um esforço de quebra de duplo cego a partir de um artigo original, espero dar forma às possibilidades de trabalho com conflitos territoriais e étnico-raciais que têm na construção de instalações científicos em territórios de povos tradicionais o seu elemento problematizador.

Keywords : Conflitos étnico-raciais; Instalações científicas; Educação científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )