SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ARTÍCULO DICTAMEN - ESCUELA DE FÍSICA CERN: UN ANÁLISIS DEL DISCURSO DESDE EL PUNTO DE VISTA DE LA EPISTEMOLOGÍA DE LUDWIK FLECK índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MACHADO, Vitor Fabrício. ARTIGO-PARECER - INSTALAÇÕES CIENTÍFICAS EM TERRITÓRIOS DE POVOS TRADICIONAIS: RECEITAS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e41268.  Epub 20-Oct-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240127.

Este texto dialoga, complementa e traz forma prática para a educação científica com o artigo de Alan Alves-Brito e Kaleb Alho (2022) chamado Educação para as relações étnico-raciais: um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas. A forma pela qual o faço, busca implementar princípios e ações decoloniais na investigação e no ensino de ciências. Imaginação, prática, experiência e docência são elementos articulados para propor uma receita de sala de aula constitutiva de epistemes contra hegemônicas. Tal proposta contém abordagem CTSA, metodologia dos três momentos pedagógicos e estratégia didática do debate simulado. Com tal reflexão, fruto de um esforço de quebra de duplo cego a partir de um artigo original, espero dar forma às possibilidades de trabalho com conflitos territoriais e étnico-raciais que têm na construção de instalações científicos em territórios de povos tradicionais o seu elemento problematizador.

Palabras clave : Conflitos étnico-raciais; Instalações científicas; Educação científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )