SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25HUMAN RIGHTS AND SCIENCE TEACHER TRAINING IN NATIONAL JOURNALSA STUDY ON THE INFLUENCE OF A MENTORING PROGRAM ON THE MOTIVATION TO PERSIST IN A PHYSICS TEACHER TRAINING COURSE DURING THE EMERGENCY REMOTE TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

NASCIMENTO, LARISSA AINE DO  and  MOTOKANE, MARCELO TADEU. A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO SOBRE BIODIVERSIDADE EM UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e37387.  Epub Jan 03, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240133.

O objetivo deste trabalho é verificar a existência de recontextualização do conceito de biodiversidade no discurso dos elaboradores de um curso de formação de professores. A análise de conteúdo foi utilizada para investigar as características do texto fornecido pela apostila do curso e pela palestra proferida, comparando-as com o texto científico original sobre as dimensões da biodiversidade. Os resultados evidenciam que os conceitos foram modificados de seu sentido original, havendo omissão de termos, adição de sentenças, valores e exemplificações, sendo que a apostila manteve mais características do texto original quando comparado à palestra. Ao mesmo tempo, houve a recontextualização de um texto estritamente científico para uma versão compatível com o contexto do curso de formação. O trabalho defende que a formação de professores de ciências perpasse as dimensões filogenética, genética e funcional da biodiversidade a fim de alcançar a transformação cultural e a superação de situações socioambientais desiguais

Keywords : Formação docente; Discurso Pedagógico; Ecologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )