SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25UN ESTUDIO SOBRE LA INFLUENCIA DE UN PROGRAMA DE MENTORÍA EN LA MOTIVACIÓN PARA LA PERSISTENCIA DE LOS ESTUDIANTES DE LA CARRERA DE FÍSICA DURANTE LA ENSEÑANZA REMOTA DE EMERGENCIARELACIONES ENTRE CONCEPCIONES DE BIODIVERSIDAD Y SINGULARIDADES DE ESTUDIANTES Y PROFESIONALES EN BIOLOGÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ARAUJO, João Felipe Viana de; LIMA, Guilherme da Silva  y  ALMEIDA, Sheila Alves de. A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM UM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL: O CASO ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e39775.  Epub 20-Feb-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240136.

Este trabalho objetiva analisar as ideias e conceitos científicos presentes na obra de divulgação científica voltada para o público infantil “Isaac no Mundo das Partículas”, escrita por Elika Takimoto. Partimos das contribuições da psicologia histórico-cultural sobre os conceitos potenciais, espontâneos e científicos, buscando compreender as relações e formas de significação das ideias científicas apresentadas pela obra. Foram selecionados e analisados trechos do livro no qual conceitos científicos ou ideias-chave estavam presentes. A palavra foi considerada a unidade de análise e os resultados indicaram que o livro mobiliza diversas significações e estruturações lógico-abstratas (conceituais) para formalizar elaborações mais complexas e conceitos científicos. A análise dos conceitos: átomo, partícula e vácuo, indicou estratégias para a produção de sentido, que contemplaram a: contextualização, curiosidade, disputas argumentativas, uso de conceitos espontâneos, uso da história da ciência etc.

Palabras clave : Divulgação Científica; Literatura Infantil; Conceitos Científicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )