SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM UM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL: O CASO ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULASDIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SANTOS, Isabela Mayara dos  e  PAGAN, Alice Alexandre. RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE E SINGULARIDADES DE LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e38551.  Epub 15-Fev-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240138.

Objetivamos com este trabalho investigar possíveis associações entre concepções de diversidade biológica e singularidades de licenciandos e profissionais de Biologia brasileiros através da aplicação de um questionário composto por itens Likert. Esse instrumento foi aplicado de modo remoto e obteve 112 respostas. Foi identificado alto índice de concordância com percepções biocêntricas de diversidade biológica; em contrapartida, percebeu-se rejeição de elementos antropocêntricos. Notamos ainda carência nas discussões relacionadas à integração da espécie humana como parte da natureza e da biodiversidade. Os respondentes se mostraram, também, empáticos com as situações vividas por grupos étnico/raciais, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas socioeconomicamente vulneráveis. A partir da correlação entre as temáticas propostas, percebemos que sujeitos mais sensíveis com a diversidade de classes e a desigualdade socioeconômica tenderam a ser mais biocêntricos, sugerindo a possibilidade de relação entre a diversidade sociocultural e biológica para o reconhecimento, a valorização e o respeito às alteridades interespecíficas.

Palavras-chave : Biocentrismo; Alteridades interespecíficas; Formação de professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )