SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25GUIDELINES FOR PLANNING SCIENCE TEACHING BASED ON THE THEORY OF CONCEPTUAL PROFILESTEACHING RESIDENCY AS A FORMATIVE SPACE: NARRATIVES ABOUT THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE AND PROFESIONAL IDENTITY OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GATTI, Mariana Donateli  and  FREGUGLIA, Junia. A INFLUÊNCIA DOS CONTEXTOS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES EXPERIENCIAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e40645.  Epub Mar 15, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240141.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os contextos escolares influenciam a construção dos saberes experienciais docentes de professores de Ciências/Biologia. Baseando-nos nos estudos de Wertsch sobre a ação mediada, consideramos que os saberes experienciais são construídos na tensão entre os sujeitos e as ferramentas culturais por eles empregadas. Produzimos os dados por meio de narrativas de um grupo focal em que os professores discutiram aspectos relacionados ao planejamento, à prática e à avaliação do trabalho docente. Os resultados evidenciam que aspectos tais como organização do tempo de planejamento, disponibilidade de recursos e burocracia interferem na possibilidade de produção de trabalhos interdisciplinares e de reflexões compartilhadas; na adaptação constante do que será ensinado; e no desenvolvimento da autonomia docente. Por fim, sugerimos que mobilizar esses saberes em programas de formação de professores contribui para a construção de uma profissionalidade docente.

Keywords : Formação de professores; Saberes experienciais; Ação mediada.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )