SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25LA INFLUENCIA DE LOS CONTEXTOS ESCOLARES EN LA CONSTRUCCIÓN DE LOS SABERES EXPERIENCIALES DE LOS PROFESORES DE CIENCIAS/BIOLOGÍASUPUESTOS DE LA EVALUACIÓN EN LA APLICACIÓN DE JUEGOS DIGITALES EN LA ENSEÑANZA DE QUÍMICA: UN ANÁLISIS A PARTIR DE UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

RESENDE, Ana Carolina Costa; FREITAS, Cláudia Avellar  y  BASSOLI, Fernanda. A RESIDÊNCIA DOCENTE COMO ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SABERES E DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e40759.  Epub 02-Mayo-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240143.

O presente trabalho, fundamentado na pesquisa-ação colaborativa e na pesquisa (auto)biográfica, foca as experiências formativas das autoras no Projeto de Ciências de um Programa de Residência Docente (PRD), tendo como objetivos: analisar os saberes que essas experiências possibilitaram produzir; elencar seus impactos sobre a formação e a construção da identidade docente e identificar as condições do PRD que favoreceram a construção dos saberes profissionais. Utilizando-se como metodologia a Análise do Discurso as três narrativas apontaram o início da carreira como etapa de intenso aprendizado, de transformações nas identidades profissionais e de condições de trabalho desfavoráveis. Relacionamos as alterações nas políticas curriculares sobre as licenciaturas à ampliação da formação pedagógica e experiencial dos professores. Caracterizamos a participação no PRD - Ciências como palco para o desenvolvimento da codocência e da pesquisa sobre a práxis, para a construção de diferentes saberes profissionais e para o desenvolvimento da identidade docente das autoras, enquanto professoras-pesquisadoras-autoras.

Palabras clave : Formação Continuada de Professores de Ciências e Biologia; Residência Docente; Identidade Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )