SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25TEACHING RESIDENCY AS A FORMATIVE SPACE: NARRATIVES ABOUT THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE AND PROFESIONAL IDENTITY OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERSTECHNOSCIENTIFIC MOVEMENTS IN LATIN AMERICA AND THEIR CONTRIBUTIONS TO RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PACHECO, Alan Carlos Rocha. PRESSUPOSTOS DE AVALIAÇÃO NA APLICAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e40202.  Epub June 10, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240144.

Este estudo tem o objetivo de investigar como está sendo conduzido o processo de avaliação baseada no uso de jogos digitais no ensino de química, a partir da análise da produção acadêmica publicada em bases de dados eletrônicas. Para isto, a coleta de dados se deu por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, desenvolvida entre o período de 2011 a 2021 nas bases SCOPUS, Web of Science, ACS Publications e Portal de Periódicos CAPES. Foram coletados 49 artigos e a análise foi feita sob a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma maior frequência de trabalhos que buscaram avaliar questões referentes ao funcionamento do jogo e deixaram de lado questões sobre a avaliação que pudessem atestar se houve algum aprendizado durante o jogo digital.

Keywords : Aprendizagem baseada em jogos; Educação química; Processos avaliativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )