SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25LA RESIDENCIA DOCENTE COMO ESPACIO DE FORMACIÓN: NARRATIVAS SOBRE LA CONSTRUCCIÓN DE SABERES Y DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL DE DOCENTES DE CIENCIAS Y BIOLOGÍAMOVIMIENTOS TECNOCIENTÍFICOS EN AMÉRICA LATINA Y SUS APORTES A LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PACHECO, Alan Carlos Rocha. PRESSUPOSTOS DE AVALIAÇÃO NA APLICAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e40202.  Epub 10-Jun-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240144.

Este estudo tem o objetivo de investigar como está sendo conduzido o processo de avaliação baseada no uso de jogos digitais no ensino de química, a partir da análise da produção acadêmica publicada em bases de dados eletrônicas. Para isto, a coleta de dados se deu por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, desenvolvida entre o período de 2011 a 2021 nas bases SCOPUS, Web of Science, ACS Publications e Portal de Periódicos CAPES. Foram coletados 49 artigos e a análise foi feita sob a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma maior frequência de trabalhos que buscaram avaliar questões referentes ao funcionamento do jogo e deixaram de lado questões sobre a avaliação que pudessem atestar se houve algum aprendizado durante o jogo digital.

Palabras clave : Aprendizagem baseada em jogos; Educação química; Processos avaliativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )