SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25TECHNOSCIENTIFIC MOVEMENTS IN LATIN AMERICA AND THEIR CONTRIBUTIONS TO RESEARCH IN SCIENCE EDUCATIONA Natureza da representação a partir do referencial de Bas van Fraassen e a atribuição de sentido ao conhecimento químico escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVEIRA, Renata Aragão da  and  GONCALVES, Fábio Peres. Potencialidades das interações sociais na explicitação de conhecimentos em atividades experimentais de Química com uma estudante cega. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e42525.  Epub July 05, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240146.

Na literatura, são ressaltadas potencialidades do trabalho em grupo para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Neste estudo, investigou-se como as interações sociais do tipo colaborativo e tutorial podem favorecer a explicitação dos conhecimentos discentes em uma proposta de atividade experimental de Química em um grupo com uma estudante cega e três estudantes videntes. Durante uma sequência de atividades experimentais de Química, as interações entre os quatro estudantes do grupo, alunos de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira, foram registradas em áudio e vídeo, transcritas e submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva. Dentre os resultados, destacam-se conhecimentos de diferentes naturezas, explicitados ao longo da interação social. As interações tutoriais direcionaram-se, com mais destaque, à explicitação de atitudes e valores, muitas vezes desconsiderados no desenvolvimento de atividades experimentais de Química em contextos com estudantes cegos/as.

Keywords : Experimentação; Cego; Trabalho em grupo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )