SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25ENTRE NORMAS Y RUTINAS DE LA QUÍMICA ORGÁNICA: EL TRABAJO CON LOS DOMINIOS DEL CONOCIMIENTO CIENTÍFICODIVULGACIÓN CIENTÍFICA Y DERECHOS DE LOS ANIMALES PARA LA PRIMERA INFANCIA: PROBLEMATIZACIÓN DE LOS ACUARIOS A TRAVÉS DE PRÁCTICAS LÚDICAS EN UNA ESCUELA DE EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SANTOS, Ana Paula Oliveira dos  y  HEERDT, Bettina. SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e42150.  Epub 20-Ago-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240152.

O objetivo da pesquisa é analisar os enunciados de gênero e relações de poder presentes nos discursos docentes a respeito de alguns conhecimentos da biologia, significando-os a partir das epistemologias feministas. Os/as participantes foram seis docentes universitários/as de uma instituição pública. O corpus de análise foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas. Os enunciados foram significados relacionando as ferramentas de Foucault e as teorizações feministas. Foram reiterados discursos que naturalizam as relações sociais a partir de conhecimentos da biologia; discursos que mantêm as dicotomias e silenciam as diversidades; discursos que humanizam células e moléculas. Discursos da crítica da ciência e de resistência a distintos modos de opressão também foram reiterados. O que é dito ou não no ensino de ciências é influenciado pelas relações entre poder e saber, assim, certos discursos são evidenciados em detrimento de outros. Pôr em circulação outras verdades afronta essas relações de poder.

Palabras clave : Ensino de Ciências e Biologia; Epistemologias feministas; Discursos docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )