SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25ENTRE NORMAS E ROTINAS DA QUÍMICA ORGÂNICA: O TRABALHO COM OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICODIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DIREITOS ANIMAIS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO OS AQUÁRIOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SANTOS, Ana Paula Oliveira dos  e  HEERDT, Bettina. SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e42150.  Epub 20-Ago-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240152.

O objetivo da pesquisa é analisar os enunciados de gênero e relações de poder presentes nos discursos docentes a respeito de alguns conhecimentos da biologia, significando-os a partir das epistemologias feministas. Os/as participantes foram seis docentes universitários/as de uma instituição pública. O corpus de análise foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas. Os enunciados foram significados relacionando as ferramentas de Foucault e as teorizações feministas. Foram reiterados discursos que naturalizam as relações sociais a partir de conhecimentos da biologia; discursos que mantêm as dicotomias e silenciam as diversidades; discursos que humanizam células e moléculas. Discursos da crítica da ciência e de resistência a distintos modos de opressão também foram reiterados. O que é dito ou não no ensino de ciências é influenciado pelas relações entre poder e saber, assim, certos discursos são evidenciados em detrimento de outros. Pôr em circulação outras verdades afronta essas relações de poder.

Palavras-chave : Ensino de Ciências e Biologia; Epistemologias feministas; Discursos docentes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )