SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25GIVING MEANING TO TEACHERS’ DISCOURSES RELATED TO BIOLOGY KNOWLEDGE FROM FEMINIST EPISTEMOLOGIESTHE PRESENCE AND CHARACTERISTICS OF ASTRONOMY IN THE INITIAL FORMATION OF PEDAGOGUES: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COURSES IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

VIZACHRI, Tânia Regina; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho; GIORDAN, Marcelo  and  BRAGA, Adriana Regina. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DIREITOS ANIMAIS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO OS AQUÁRIOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e43649.  Epub Sep 20, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240156.

Neste estudo, exploramos como crianças de 4 a 5 anos de idade abordaram os valores atribuídos ao habitat do tubarão. A sequência interativa examinada faz parte de um estudo de caso realizado em uma turma de uma EMEI no município de São Paulo, localizada em uma região periférica e vulnerável, composta por 32 crianças. Para compreender o contexto, elaboramos um mapa episódico e aplicamos as categorias de Lemke (1990) e Mortimer e Scott (2003) no estudo do padrão temático. Nosso objetivo foi verificar até que ponto a interação estabeleceu um espaço dialógico de escuta para as crianças, essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados indicam que, desde cedo, as crianças apresentam visões socioculturais sobre o habitat do tubarão. No entanto, através de atividades lúdicas que incentivam a formulação de perguntas e a consideração de diferentes perspectivas, foi possível estimular o pensamento crítico e a reflexão ética das crianças sobre esse ambiente específico.

Keywords : Primeira infância; Difusão científica; Padrão temático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )