SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTASA PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

VIZACHRI, Tânia Regina; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho; GIORDAN, Marcelo  e  BRAGA, Adriana Regina. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DIREITOS ANIMAIS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO OS AQUÁRIOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e43649.  Epub 20-Set-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240156.

Neste estudo, exploramos como crianças de 4 a 5 anos de idade abordaram os valores atribuídos ao habitat do tubarão. A sequência interativa examinada faz parte de um estudo de caso realizado em uma turma de uma EMEI no município de São Paulo, localizada em uma região periférica e vulnerável, composta por 32 crianças. Para compreender o contexto, elaboramos um mapa episódico e aplicamos as categorias de Lemke (1990) e Mortimer e Scott (2003) no estudo do padrão temático. Nosso objetivo foi verificar até que ponto a interação estabeleceu um espaço dialógico de escuta para as crianças, essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados indicam que, desde cedo, as crianças apresentam visões socioculturais sobre o habitat do tubarão. No entanto, através de atividades lúdicas que incentivam a formulação de perguntas e a consideração de diferentes perspectivas, foi possível estimular o pensamento crítico e a reflexão ética das crianças sobre esse ambiente específico.

Palavras-chave : Primeira infância; Difusão científica; Padrão temático.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )