SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SEX/GENDER IN THE CONSTITUTION OF SOCIAL NORMS OF KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN BIOLOGY CLASSESWHAT CITIZENSHIP ARE WE TALKING ABOUT? A LITERATURE REVIEW OF RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION WITH A PERSPECTIVE ON TRAINING FOR CITIZENSHIP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LORENZETTI, CRISTINA SPOLTI; RAICIK, ANABEL CARDOSO  and  PEDUZZI, LUIZ O. Q.. LEI PERIÓDICA, ELEMENTOS QUÍMICOS E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS: PONDERAÇÕES A PARTIR DE NORWOOD HANSON E THOMAS KUHN. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e46058.  Epub Oct 25, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240157.

A temática em torno de descobertas científicas é bastante negligenciada no âmbito de e sobre ciências, principalmente no que concerne em compreendê-la histórica e epistemologicamente. Inclusive, muitas vezes, descobertas são tratadas como uma simples informação de datas, locais e pessoas. Este trabalho apresenta algumas discussões centradas em episódios históricos ligados a elementos químicos e à Lei periódica, a partir de ponderações de Thomas Kuhn e Norwood Hanson, visando evidenciar e contextualizar a estrutura conceitual e epistemológica de certas descobertas científicas. Dessa forma, resgatam-se questões acerca da inseparabilidade dos contextos da descoberta e da justificativa, as complexas estruturas intrínsecas à gênese do conhecimento científico e distintos tipos e categorias de descobertas na ciência.

Keywords : Descoberta científica; História e Filosofia da Ciência; Elemento químico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )