SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SEXO/GÉNERO EN LA CONSTITUCIÓN DE LAS NORMAS SOCIALES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO EN CLASES DE BIOLOGÍA¿DE QUÉ CIUDADANÍA ESTAMOS HABLANDO? UNA REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA DE INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS CON UNA PERSPECTIVA DE FORMACIÓN PARA LA CIUDADANÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

LORENZETTI, CRISTINA SPOLTI; RAICIK, ANABEL CARDOSO  y  PEDUZZI, LUIZ O. Q.. LEI PERIÓDICA, ELEMENTOS QUÍMICOS E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS: PONDERAÇÕES A PARTIR DE NORWOOD HANSON E THOMAS KUHN. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e46058.  Epub 25-Oct-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240157.

A temática em torno de descobertas científicas é bastante negligenciada no âmbito de e sobre ciências, principalmente no que concerne em compreendê-la histórica e epistemologicamente. Inclusive, muitas vezes, descobertas são tratadas como uma simples informação de datas, locais e pessoas. Este trabalho apresenta algumas discussões centradas em episódios históricos ligados a elementos químicos e à Lei periódica, a partir de ponderações de Thomas Kuhn e Norwood Hanson, visando evidenciar e contextualizar a estrutura conceitual e epistemológica de certas descobertas científicas. Dessa forma, resgatam-se questões acerca da inseparabilidade dos contextos da descoberta e da justificativa, as complexas estruturas intrínsecas à gênese do conhecimento científico e distintos tipos e categorias de descobertas na ciência.

Palabras clave : Descoberta científica; História e Filosofia da Ciência; Elemento químico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )