SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25WHAT CITIZENSHIP ARE WE TALKING ABOUT? A LITERATURE REVIEW OF RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION WITH A PERSPECTIVE ON TRAINING FOR CITIZENSHIPSCIENTISTS IN THE CLASSROOM: CHILDREN INTERACT WITH DOLLS AND DISCUSS ABOUT DOING SCIENCE IN THE 3RD GRADE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GOMES, Alessandro Damásio Trani. A RELAÇÃO ENTRE MODELOS DE CAUSALIDADE E DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e45947.  Epub Oct 25, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240155.

O objetivo deste trabalho é explorar a relação entre modelos de causalidade e o desempenho experimental de estudantes durante atividades investigativas. Noventa e dois alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública federal participaram desta pesquisa quantitativa, com delineamento pré-experimental, na qual foram indagados sobre a causalidade das variáveis antes e após a realização de atividades investigativas por meio de uma simulação computacional. Os resultados sugerem que os participantes que apresentaram um modelo mais adequado de causalidade entre as variáveis envolvidas tenderam a apresentar estratégias mais adequadas de experimentação, resultando em um melhor desempenho experimental e escores superiores no questionário final.

Keywords : Causalidade; Atividade investigativa; Ensino de Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )