SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25THE RELATIONSHIP BETWEEN CAUSALITY MODELS AND STUDENTS’ PERFORMANCE IN INVESTIGATIVE ACTIVITIESMETACOGNITIVE THOUGHT ASSESSMENT INSTRUMENTS ASSOCIATED WITH SCIENCE TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

COTTA, DEBORAH; MUNFORD, DANUSA  and  FRANCA, ELAINE SOARES. CIENTISTAS NA SALA DE AULA: INTERAÇÕES COM BONECOS E DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO ENTRE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e46833.  Epub Nov 06, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240160.

Este estudo investiga a participação de crianças em atividades na sala de aula que abordaram diretamente a imagem de cientista, envolvendo brincadeiras com “bonecos cientistas”, e tem como objetivo caracterizar e compreender a construção de relações das crianças com a ciência e com o cientista. Os participantes foram estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, guiada pela Etnografia em Educação, baseou-se em notas de campo e registros em vídeo derivados de observação participante para desenvolver análises macroscópicas. Identificaram-se eventos significativos em cada turma para análise microscópica das transcrições, com uma perspectiva contrastiva. Nas duas turmas, a interação entre os participantes e os bonecos possibilitou a participação em práticas sociais da ciência escolar, porém, a trajetória de cada turma e as características dos bonecos tiveram consequências para como interações e conhecimentos foram construídos.

Keywords : Cientista,Brincadeira; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )