SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25LA RELACIÓN ENTRE LOS MODELOS DE CAUSALIDAD Y EL DESEMPEÑO DE LOS ESTUDIANTES EN LAS ACTIVIDADES DE INVESTIGACIÓNINSTRUMENTOS DE EVALUACIÓN DEL PENSAMIENTO METACOGNITIVO ASOCIADOS A LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

COTTA, DEBORAH; MUNFORD, DANUSA  y  FRANCA, ELAINE SOARES. CIENTISTAS NA SALA DE AULA: INTERAÇÕES COM BONECOS E DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO ENTRE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e46833.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240160.

Este estudo investiga a participação de crianças em atividades na sala de aula que abordaram diretamente a imagem de cientista, envolvendo brincadeiras com “bonecos cientistas”, e tem como objetivo caracterizar e compreender a construção de relações das crianças com a ciência e com o cientista. Os participantes foram estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, guiada pela Etnografia em Educação, baseou-se em notas de campo e registros em vídeo derivados de observação participante para desenvolver análises macroscópicas. Identificaram-se eventos significativos em cada turma para análise microscópica das transcrições, com uma perspectiva contrastiva. Nas duas turmas, a interação entre os participantes e os bonecos possibilitou a participação em práticas sociais da ciência escolar, porém, a trajetória de cada turma e as características dos bonecos tiveram consequências para como interações e conhecimentos foram construídos.

Palabras clave : Cientista,Brincadeira; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )