SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SCIENTISTS IN THE CLASSROOM: CHILDREN INTERACT WITH DOLLS AND DISCUSS ABOUT DOING SCIENCE IN THE 3RD GRADEA BIBLIOGRAPHIC REVIEW ON ONTOLOGICAL AND EPISTEMOLOGICAL ASPECTS OF SCIENCE: THE IMPORTANCE OF WORLDVIEW FOR SCIENCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BOSZKO, Camila; ROSA, Cleci Teresinha Werner da  and  DELORD, Gabriela. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO ASSOCIADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e42229.  Epub Nov 10, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240159.

O estudo apresenta uma revisão das produções estrangeiras publicadas na base de dados Education Resources Information Center (ERIC), associados ao uso da metacognição em intervenções didáticas em Biologia. A problemática está na dificuldade e limitação quando se trata de avaliar a presença do pensamento metacognitivo. Partindo da pergunta: quais os instrumentos utilizados para produção de dados que as pesquisas têm empregado quando se trata de estudos de intervenção didática guiada pela metacognição? Analisa 22 trabalhos quanto aos instrumentos, que correspondem a um universo de onze métodos distintos, sendo os questionários os mais utilizados. O estudo verifica um crescimento nas pesquisas a partir de 2014, um foco de pesquisas nos Estados Unidos e no ensino superior. Aponta para a carência de trabalhos envolvendo formação de professores e para os resultados promissores dos estudos em termos de potencialidade para a aprendizagem, constatando a existência de uma diversidade de entendimentos de metacognição.

Keywords : Estado do conhecimento; Instrumentos avaliativos; Pensamento metacognitivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )