SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25METACOGNITIVE THOUGHT ASSESSMENT INSTRUMENTS ASSOCIATED WITH SCIENCE TEACHINGMOTHERHOOD: CONFLICTS BETWEEN THE BIOLOGICAL AND THE SOCIAL DIMENSIONS - WHAT DOES THE BRAZILIAN ACADEMIC PRODUCTION TELL? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LEONARDO JUNIOR, CARLOS SÉRGIO. UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e46673.  Epub Nov 10, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240162.

O ensino de ciências não costuma tratar da dimensão filosófica da ciência, que envolve aspectos ontológicos e epistemológicos relacionados a uma concepção de mundo. Apresento uma revisão bibliográfica que é parte de uma pesquisa de mestrado e que tem por objetivo identificar os focos temáticos mobilizados por autores nacionais e estrangeiros da Educação em Ciências sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência. Nos 144 artigos selecionados, é recorrente a discussão sobre a natureza da realidade e a possibilidade de conhecê-la, além de uma valorização da abordagem epistemológica. Desse corpus, 11 trabalhos foram analisados com base no materialismo histórico e dialético, apresentando novos olhares da discussão filosófica sobre a realidade para a Educação em Ciências.

Keywords : Revisão bibliográfica; Realidade; Materialismo histórico e dialético.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )