SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25INSTRUMENTOS DE EVALUACIÓN DEL PENSAMIENTO METACOGNITIVO ASOCIADOS A LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIASMATERNIDAD: LOS CONFLICTOS ENTRE LAS DIMENSIONES BIOLÓGICA Y SOCIAL - ¿QUÉ DICE LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA BRASILEÑA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

LEONARDO JUNIOR, CARLOS SÉRGIO. UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e46673.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240162.

O ensino de ciências não costuma tratar da dimensão filosófica da ciência, que envolve aspectos ontológicos e epistemológicos relacionados a uma concepção de mundo. Apresento uma revisão bibliográfica que é parte de uma pesquisa de mestrado e que tem por objetivo identificar os focos temáticos mobilizados por autores nacionais e estrangeiros da Educação em Ciências sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência. Nos 144 artigos selecionados, é recorrente a discussão sobre a natureza da realidade e a possibilidade de conhecê-la, além de uma valorização da abordagem epistemológica. Desse corpus, 11 trabalhos foram analisados com base no materialismo histórico e dialético, apresentando novos olhares da discussão filosófica sobre a realidade para a Educação em Ciências.

Palabras clave : Revisão bibliográfica; Realidade; Materialismo histórico e dialético.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )