SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO ASSOCIADOS AO ENSINO DE CIÊNCIASMATERNIDADE: CONFLITOS ENTRE AS DIMENSÕES BIOLÓGICA E SOCIAL - O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

LEONARDO JUNIOR, CARLOS SÉRGIO. UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e46673.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240162.

O ensino de ciências não costuma tratar da dimensão filosófica da ciência, que envolve aspectos ontológicos e epistemológicos relacionados a uma concepção de mundo. Apresento uma revisão bibliográfica que é parte de uma pesquisa de mestrado e que tem por objetivo identificar os focos temáticos mobilizados por autores nacionais e estrangeiros da Educação em Ciências sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência. Nos 144 artigos selecionados, é recorrente a discussão sobre a natureza da realidade e a possibilidade de conhecê-la, além de uma valorização da abordagem epistemológica. Desse corpus, 11 trabalhos foram analisados com base no materialismo histórico e dialético, apresentando novos olhares da discussão filosófica sobre a realidade para a Educação em Ciências.

Palavras-chave : Revisão bibliográfica; Realidade; Materialismo histórico e dialético.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )