SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25MOTHERHOOD: CONFLICTS BETWEEN THE BIOLOGICAL AND THE SOCIAL DIMENSIONS - WHAT DOES THE BRAZILIAN ACADEMIC PRODUCTION TELL?ARTICLE-OPINION: PRESENTATION OF CONCEPTS IN A CHILDREN’S SCIENCE COMMUNICATION BOOK: the case of Isaac no Mundo das Partículas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MUSCARDI, Dalana Campos  and  ARNHOLZ, Erineti. QUEM GERA O TEMA GERADOR? O NECESSÁRIO PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO DE TEMAS GERADORES NA ESCOLA DO CAMPO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e42089.  Epub Nov 30, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240164.

Este artigo debate a forma de obtenção dos temas geradores para o ensino em escolas do campo, apontando a necessidade e relevância da participação das(os) estudantes neste processo. Para tanto, discorre sobre os caminhos percorridos para a construção coletiva de uma metodologia de obtenção de temas geradores para o ensino de biologia em uma realidade camponesa, analisando aproximações e distanciamentos entre os temas geradores obtidos a partir da comunidade e a partir da(o)s estudantes. As técnicas usadas foram grupo focal, entrevistas e mapas socioambientais. Os temas gerados pelos diferentes grupos foram congruentes e apresentaram ancoragem na realidade, sobretudo os temas gerados pela(o)s estudantes, expressando as contradições socioculturais existentes na comunidade em que vivem. A participação estudantil no processo de construção de temas geradores é fundamental, pois a investigação da realidade favorece o despertar da curiosidade epistemológica e do protagonismo estudantil, promovendo uma formação ético-crítica a partir de um currículo contra-hegemônico.

Keywords : Abordagem Temática Freireana; Ensino investigativo; Educação do Campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )