SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25MATERNIDAD: LOS CONFLICTOS ENTRE LAS DIMENSIONES BIOLÓGICA Y SOCIAL - ¿QUÉ DICE LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA BRASILEÑA?INFORME DE ARBITRAJE: LA PRESENTACIÓN DE CONCEPTOS EN UN LIBRO DE DIVULGACIÓN CIENTÍFICA INFANTIL: el caso de Isaac no Mundo das Partículas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MUSCARDI, Dalana Campos  y  ARNHOLZ, Erineti. QUEM GERA O TEMA GERADOR? O NECESSÁRIO PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO DE TEMAS GERADORES NA ESCOLA DO CAMPO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e42089.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240164.

Este artigo debate a forma de obtenção dos temas geradores para o ensino em escolas do campo, apontando a necessidade e relevância da participação das(os) estudantes neste processo. Para tanto, discorre sobre os caminhos percorridos para a construção coletiva de uma metodologia de obtenção de temas geradores para o ensino de biologia em uma realidade camponesa, analisando aproximações e distanciamentos entre os temas geradores obtidos a partir da comunidade e a partir da(o)s estudantes. As técnicas usadas foram grupo focal, entrevistas e mapas socioambientais. Os temas gerados pelos diferentes grupos foram congruentes e apresentaram ancoragem na realidade, sobretudo os temas gerados pela(o)s estudantes, expressando as contradições socioculturais existentes na comunidade em que vivem. A participação estudantil no processo de construção de temas geradores é fundamental, pois a investigação da realidade favorece o despertar da curiosidade epistemológica e do protagonismo estudantil, promovendo uma formação ético-crítica a partir de um currículo contra-hegemônico.

Palabras clave : Abordagem Temática Freireana; Ensino investigativo; Educação do Campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )