SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25¿QUIÉN GENERA EL TEMA GENERADOR? LO NECESARIO PROTAGONISMO ESTUDIANTIL EN LA CONSTRUCCIÓN DE TEMAS GENERADORES EN LA ESCUELA DEL CAMPOINFORME DE ARBITRAJE: EDUCACIÓN PARA LAS RELACIONES ÉTNICO-RACIALES: UN ENSAYO SOBRE LAS ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS EN LAS CIENCIAS FÍSICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MAXIMO, MARTA. ARTIGO-PARECER: A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM UM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL: o caso Isaac no Mundo das Partículas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e44167.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240139.

O presente texto consiste em um artigo-parecer sobre o artigo original A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil: o caso Isaac no Mundo das Partículas. A principal motivação para a escrita deste artigo-parecer é contribuir para o aprofundamento da temática da divulgação científica para crianças por intermédio do livro Isaac no Mundo das Partículas, escrito por Elika Takimoto. A seguinte pergunta norteou a investigação: como o livro Isaac no Mundo das Partículas pode colaborar para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças na perspectiva histórico-cultural? As reflexões teóricas realizadas, baseadas fortemente na obra vigotskiana Imaginação e criatividade na infância, permitiram concluir, entre outras considerações, que a leitura ou a escuta da história do livro de divulgação científica amplia a experiência da criança, na direção de criar bases para o desenvolvimento da sua imaginação, que será necessária à aprendizagem de ciências.

Palabras clave : Criatividade; Imaginação; Divulgação científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )