SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25QUEM GERA O TEMA GERADOR? O NECESSÁRIO PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO DE TEMAS GERADORES NA ESCOLA DO CAMPOARTIGO-PARECER: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MAXIMO, MARTA. ARTIGO-PARECER: A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM UM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL: o caso Isaac no Mundo das Partículas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e44167.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240139.

O presente texto consiste em um artigo-parecer sobre o artigo original A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil: o caso Isaac no Mundo das Partículas. A principal motivação para a escrita deste artigo-parecer é contribuir para o aprofundamento da temática da divulgação científica para crianças por intermédio do livro Isaac no Mundo das Partículas, escrito por Elika Takimoto. A seguinte pergunta norteou a investigação: como o livro Isaac no Mundo das Partículas pode colaborar para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças na perspectiva histórico-cultural? As reflexões teóricas realizadas, baseadas fortemente na obra vigotskiana Imaginação e criatividade na infância, permitiram concluir, entre outras considerações, que a leitura ou a escuta da história do livro de divulgação científica amplia a experiência da criança, na direção de criar bases para o desenvolvimento da sua imaginação, que será necessária à aprendizagem de ciências.

Palavras-chave : Criatividade; Imaginação; Divulgação científica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )