SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25INFORME DE ARBITRAJE: VALIDACIÓN DE PRUEBA EN TRES NIVELES PARA MAPEAR PERFILES EPISTEMOLÓGICOS DE DENSIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

LIMA JUNIOR, Paulo. ARTIGO-PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS - UM OLHAR CRÍTICO PARA O CONCEITO CIENTÍFICO DE SEXO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e48478.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240161.

Este artigo-parecer origina-se da avaliação do artigo original de autoria de Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt, publicado no volume 24 de 2023 da revista Ensaio. Proponho uma releitura dos resultados apesentados por Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt à luz das obras de Sandra Harding, Judith Butler e Pierre Bourdieu. Como resultado, argumento que o gênero precisa ser reconhecido e denunciado como estruturante da racionalidade científica e da teoria biológica do sexo para que as ciências naturais não continuem contribuindo para a opressão das mulheres e da população LGBTQIAPN+. Qualquer projeto feminista de transformação social precisará transformar, também, as ciências biológicas e naturais.

Palabras clave : Gênero; Sexo; Epistemologia Feminista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )