SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26AS DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CURITIBA EM UMA PERSPECTIVA ECOFENOMENOLÓGICAArgumentação e seu uso em sala de aula: Concepções de professores de Química do Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SILVA, João R. R. Tenório da. Memória e Construção de Significados Sobre Substância Química: Uma Análise a Partir da Teoria da Rememoração. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2024, vol.26, e52150.  Epub 03-Set-2024. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240190.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados alcançados de uma análise acerca do início do processo de construção de significados do conceito de substância química por uma dupla de estudantes do ensino fundamental a partir da teoria da rememoração. Para isso, adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa e uma análise ideográfica, adaptamos o método da descrição de Bartlett, e a dupla de estudantes respondeu um questionário, explorou três materiais educativos sobre o conceito de substância química e depois respondeu três questões sobre o referido conceito no intervalo de trinta minutos, sete e quinze dias. O diálogo entre a dupla foi registrado em áudio e vídeo, durante a resolução das questões, para posterior transcrição e análise. Na análise observamos algumas modificações mnemônicas, tais como elaborações, transformações, transferências e importações. Essas modificações podem expressar a emergência de novos significados, a partir da ressignificação do conhecimento prévio frente ao novo.

Palavras-chave : Rememoração; Memória; Construção de Significados.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )