SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MENEGHEL, Stela; NOGUEIRA, Jaana Flávia Fernandes  e  VIEIRA, Sofia Lerche. Unilab: uma proposta freireana de universidade popular?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.21-37.  Epub 06-Jun-2017. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6551.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi criada em 2010, no contexto das Diretrizes Internacionais para a Educação Superior dadas pelas Conferências Regionais e Mundiais da Unesco. Este artigo resgata o contexto, a origem e os fundamentos da proposta da Unilab e faz um breve balanço dos objetivos atingidos após cinco anos iniciais. Nesse sentido, aponta alguns dos principais problemas enfrentados na sua implementação: a) manter uma interlocução sistemática com instituições e pesquisadores parceiros; b) promover um fluxo de entradas anuais e o intercâmbio de estudantes estrangeiros; c) formar corpo docente com conhecimento e vivência da realidade dos países africanos. Em face deste contexto, recorre-se à contribuição do educador Paulo Freire, de modo a subsidiar a reflexão sobre como, apesar das dificuldades atuais, a Universidade pode manter coerência com sua proposta inicial, independentemente das limitações impostas pela escassez de recursos financeiros e a burocracia.

Palavras-chave : Cooperação internacional; Educação superior; Paulo Freire; Unilab..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )