SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Unilab: a freirean proposal of a popular university?Internationalization of higher education within the framework of Latin American regional integration: the case of the Federal University of Latin American Integration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ALMEIDA FILHO, Naomar de; BENINCA, Dirceu  and  COUTINHO, Denise. Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.39-55.  Epub June 06, 2017. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6681.

Anísio Teixeira e Paulo Freire concebem a educação como instrumento de integração social, construção de equidade e emancipação sociopolítica, permitindo definir a universidade numa perspectiva popular. O conceito de Universidade Popular reserva à educação superior um papel central na promoção da integração social e na construção de projetos de desenvolvimento humano sustentável alternativos ao modelo neoliberal de desenvolvimento. O caso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a mais nova universidade pública brasileira, é apresentado no presente texto como uma proposta de Universidade Popular. Analisa-se tal modelo como opção de uma universidade descolonial, intercultural e emancipadora, tomando a educação superior como pressuposto para democratização do conhecimento, encontro de saberes, justiça cognitiva, equidade política e sustentabilidade socioambiental.

Keywords : Democratização dos saberes; Emancipação social; Interdisci­plinaridade; Opção descolonial; Universidade Popular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )