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Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

ALMEIDA FILHO, Naomar de; BENINCA, Dirceu  y  COUTINHO, Denise. Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.39-55.  Epub 06-Jun-2017. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6681.

Anísio Teixeira e Paulo Freire concebem a educação como instrumento de integração social, construção de equidade e emancipação sociopolítica, permitindo definir a universidade numa perspectiva popular. O conceito de Universidade Popular reserva à educação superior um papel central na promoção da integração social e na construção de projetos de desenvolvimento humano sustentável alternativos ao modelo neoliberal de desenvolvimento. O caso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a mais nova universidade pública brasileira, é apresentado no presente texto como uma proposta de Universidade Popular. Analisa-se tal modelo como opção de uma universidade descolonial, intercultural e emancipadora, tomando a educação superior como pressuposto para democratização do conhecimento, encontro de saberes, justiça cognitiva, equidade política e sustentabilidade socioambiental.

Palabras clave : Democratização dos saberes; Emancipação social; Interdisci­plinaridade; Opção descolonial; Universidade Popular.

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