SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da BahiaModelos contra-hegemônicos de educação superior: um estudo sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SANTOS, Eduardo. Internacionalização da educação superior nos marcos da integração regional da América Latina: o caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.57-84.  Epub 06-Jun-2017. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6867.

Especialmente a partir da emergência dos processos de integração de mercados (globalização) e de culturas (mundialização), que marca a ordem econômica e política mundial contemporânea, os esforços de comunidades acadêmicas, formuladores de políticas públicas e governos nacionais dos países latino-americanos se conjugam na direção de reconfigurar seus sistemas e políticas de educação superior com base em uma palavra-força: internacionalização. Nesse cenário, apresenta-se uma dialética que tende a confrontar (não, necessariamente, a contrapor) as demandas locais/nacionais históricas de inclusão e profissionalização da cidadania, por definição referidas ao Estado-Nação, aos imperativos de uma geopolítica do conhecimento comandada pelos centros dinâmicos do capitalismo, que por sua vez se pauta num modelo definido (e prestigiado) de educação superior, as world class universities, conforme critérios apontados e mensurados por rankings internacionais, caracterizando, assim, um processo de transnacionalização, mais que de internacionalização. Neste trabalho, identificamos as modalidades mais clássicas de internacionalização historicamente adotadas pelos sistemas e políticas de educação superior da América Latina, para em seguida analisar a resposta institucional oferecida aos requisitos de internacionalização com a recente implantação de uma universidade federal brasileira: a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), destacando sua forte relação com a política externa brasileira de integração regional para o território abrangido pelo Mercosul. Defendemos o entendimento de que a Unila se orienta por concepções institucionais, curriculares e epistemológicas alternativas aos modelos hegemônicos e que representa, potencialmente, uma visão de política de educação superior que busca uma outra configuração para a geopolítica do conhecimento no espaço latino-americano. O trabalho apresenta análises preliminares das pesquisas (bibliográfica, documental e de campo) realizadas no âmbito do projeto “Observatório da Universidade Popular no Brasil”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove), sob fomento da Capes.

Palavras-chave : Educação superior; Geopolítica do conhecimento; Internacio­nalização; Mercosul; Política externa; Unila.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )