SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Políticas educativas em Portugal: governação, contexto local e hibridismoAs políticas educacionais em municípios que se orientam por referenciais freireanos: outro jeito de fazer escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MICHELOTT, Regina Maria  e  LIMA, Michelle Fernandes. Políticas de democratização da educação superior na perspectiva metodológica de Antonio Gramsci. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.125-141.  Epub 06-Jun-2017. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3634.

Este artigo é resultado de estudos realizados no Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação (PPGE/UNICENTRO) na Linha de Políticas para a Educação Superior no Brasil, bem como da pesquisa de doutorado sobre o pensamento de Álvaro Borges Vieira Pinto sobre a Reforma Universitária de 1968. Tem como objetivo discutir a questão da democratização da universidade a partir dos fundamentos metodológicos de Antonio Gramsci. Após dissertar sobre a questão do método em pauta, as autoras analisam processos de democratização da educação superior utilizando exemplos como da situação italiana da década de 1990, a experiência revolucionária cubana e políticas sobre o tema no contexto brasileiro. A metodologia escolhida permite que as contradições sejam expostas configurando diferentes interpretações sobre processos democratizantes e aponta que muitas vezes o que é considerado “democratização” da universidade deturpa o real sentido da expressão. Nos exemplos escolhidos, verificou-se que o processo de Cuba é o que mais se aproxima de um modelo democrático.

Palavras-chave : Antonio Gramsci; Democratização; Educação Superior; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )