SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Políticas de democratização da educação superior na perspectiva metodológica de Antonio GramsciComunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

AGUIAR, Denise Regina da Costa. As políticas educacionais em municípios que se orientam por referenciais freireanos: outro jeito de fazer escola. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.143-160.  Epub 06-Jun-2017. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3720.

O presente artigo tem o propósito de estudar a influência e as contribuições do pensamento de Paulo Freire nos sistemas de ensino, mais especificamente nas propostas de políticas públicas educacionais desenvolvidas nas redes municipais de São Paulo, no período de 1989 a 1992, e Diadema, no período de 2005 a 2008, com o objetivo de ilustrar empiricamente a teorização pedagógica de base freireana. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de revisão da literatura sobre a temática e análise de dissertações e teses localizadas por consulta ao banco de teses da CAPES. No estudo de caso, foram utilizados os seguintes procedimentos: análise documental, observação participante e entrevistas. Os resultados da pesquisa, aqui,apresentados evidenciam que a proposta de política pública popular e democrática desse autor caracteriza-se como projeto de escola ousado, inovador, em permanente construção e que institui um outro jeito de fazer escola pelo fato de, potencialmente, provocar uma ruptura com fazeres e saberes tão arraigados na organização da escola, ainda fortemente orientados por uma concepção de educação bancária voltada para a seletividade e a expulsão, sobretudo das camadas populares. Essa perspectiva político-pedagógica se pauta nas questões de acesso ao conhecimento e à cultura e no direito humano de “ser mais”, enfim, no direito à ética humana.

Palavras-chave : Educação Popular e Democrática; Paulo Freire; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )