SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Education policies in the municipalities that guiding by freirean references: another way to doing schoolThe teacher’s professional development trajectory in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

VELLENICH, Ana Maria; FERREIRA, Adriano Marcius; MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira  and  CASTRO, Maria Aparecida Campos Diniz de. Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.161-176.  Epub June 06, 2017. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3942.

São pacíficas as opiniões a respeito do importante papel que a educação e a escola têm na formação de uma nação. No entanto, no Brasil, há muitos anos, a educação escolar vem enfrentando diferentes problemas afetos diretamente a sua qualidade. Nessa direção, esta revisão crítica de literatura propõe refletir sobre a instituição escolar como sistema de relações, com evidentes características interativas. Os conceitos e ideias de alguns autores estudados nesta reflexão teórica evidenciam a possibilidade de formação docente por meio de ações presentes na própria escola. Conclui-se que a prática reflexiva e as estratégias de ação compartilhadas, se bem conduzidas, transformam a escola numa comunidade aprendente, o que poderá contribuir para a autonomia e o aperfeiçoamento profissional dos agentes envolvidos, bem como possibilitar transformações em nível institucional.

Keywords : Autonomia; Comunidade aprendente; Contexto escolar; Formação; Qualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )